DifiniçõesAtuação

Cirurgia Buco-Maxilo-Facial é uma especialidade Odontológica, registrada no Conselho Federal de Odontologia, que tem por objetivo o diagnóstico e o tratamento cirúrgico e coadjuvante das doenças, traumatismos, lesões e anomalias congênitas e adquiridas da face e anexos, e estruturas crânio-faciais associadas, de acordo com as áreas de competência definidas.

Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial é a Área de Atuação Médica (reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Médica Brasileira), que trata das deformidades congênitas (incluindo as do desenvolvimento) e adquiridas (mais freqüentemente por trauma ou doenças tumorais) que acometem o esqueleto crânio-facial.

Na verdade as definições acima freqüentemente se mesclam sendo a primeira praticada por profissionais de formação odontológica e a segunda por profissionais de formação médica. A formação de ambas além do curso superior específico requer uma pós-graduação em nível de residência registrada no MEC e/ou especialização reconhecida (a) pelo respectivo Conselho Profissional e/ou Colégio Brasileiro ou Associação/Sociedade ligada à especialidade.